terça-feira, 10 de agosto de 2010

metamorfose

Borboleta, lagarta, metamorfose no reino animal. Em biologia, metamorfose ou “alomorfia” (do grego metamórphosis) é uma mudança na forma e na estrutura do corpo (tecidos, órgãos), bem como um crescimento e uma diferenciação, dos estados juvenis ou larvares de muitos animais, como os insetos e anfíbios (batráquios), até chegarem ao estado adulto.
Quando nascem, os animais podem sofrer dois tipos de desenvolvimento: direto, ou indireto. No desenvolvimento indireto os animais que nascem diferem significativamente da forma adulta, assim os indivíduos passam pela metamorfose. Já no desenvolvimento direto, os animais já nascem com a forma definitiva, pois são muito semelhantes aos adultos, como por exemplo o ser humano.

Era uma vez…Uma lagarta envergonhada, que pelo chão se rastejava, e todo mundo debochava: Que lagarta desengonçada. Feia e maltratada! Ninguém, dela, gostava, as pessoas, ela, assustava. Pobre Dona Lagarta… Muito triste ficou, e sentindo-se desprezada, em um casulo se fechou. E assim…Passaram-se os dias, ninguém, a sua falta, sentia, até que em belo cenário, enquanto o sol, a vida, aquecia, e a rosa, o jardim, floria, em um galho pendurado, o casulo se abria. E uma linda borboleta, de asas bem coloridas, o casulo deixou, alegrando nossa vida. E, todos viram o milagre, que a natureza preparou, a feia e envergonhada lagarta, na borboleta se transformou. Já não era desengonçada, mas, linda e cheia de graça, e a todos superou. Pois, não mais se rastejava, pelo contrário, voava, o céu, enfim, conquistou.  (Vera Ribeiro Guedes)

0 comentários: